falecom@sigmacon.com.br+55(19) 3342-1063

logo

Como tratamos causa e efeito

por: falecom@sigmacon.com.br Sem categoria

O infográfico acima que é parte integrante do Atlas da Violência, foi brilhantemente produzido pelo IPEA e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Publica, duas instituições da maior credibilidade em nosso Pais, referencia quando se fala em estudos da violência.

Uma importante ferramenta para alinharmos as vulnerabilidades em um estudo, amplamente conhecida em nosso meio, que é o Diagrama de causa e efeito que poderia ser aplicada para avaliarmos com mais critério esse trabalho apresentado.

Mas o que vemos nesse infográfico, não necessita sequer de tal ferramenta para perceber que o Estado trata muito de segurança cuidando dos efeitos e ignorando totalmente as causas da serie de riscos dos quais buscamos de todas as formas mitigar na iniciativa privada.

A falta de cuidado com a nossa juventude pelo estado, a cultura das diferenças sociais, a falta de oportunidades levando nossos jovens à ociosidade, essas são as verdadeiras causas desse caos na segurança que presenciamos hoje.

Buscamos soluções paliativas, na tecnologia com câmeras e outros sistemas (importantes sem duvida), mas que sabemos que não trarão soluções efetivas e eficazes, para esse sério problema de segurança publica e porque não dizer também na segurança privada.

Enquanto não se buscar efetivas soluções, continuaremos cada vez mais nos trancando, em um ostracismo social, sem muita esperança, de que algo de concreto irá acontecer.
Não falta escola porque falta policia, mas falta polícia porque falta escola; não falta hospital porque falta policia, mas falta policia porque falta hospital, esse é o verdadeiro cenário de causa e efeito.

* Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.



A última modificação foi feita em:junho 13th, 2019 as 16:46




Comentários



Adicionar Comentário