falecom@sigmacon.com.br+55(19) 3342-1063

logo

Carta aberta aos associados da ABSEG

por: falecom@sigmacon.com.br Sem categoria

Caros colegas Abseguianos,

Tenho refletido muito sobre nossa profissão (Profissionais de Segurança), desde aqueles que estão em atividades dentro de empresas até aqueles como eu que exercem atividade liberal como consultores.

O caso de brumadinho e seus desdobramentos, paralelamente com algumas experiências que tive ao longo desses mais de 30 anos no seguimento da segurança privada, trilhando desde as áreas operacionais, administrativas e me especializando para chegar onde estou hoje, na área de consultoria em gestão de segurança corporativa.

Não creio que somente eu já tenha passado pelo constrangimento diante de um cliente, ou até mesmo de um superior hierárquico nos pressionando a emitir um laudo ou dar uma solução sobre a conveniência dele, e não sobre as regras da técnica, ética e responsabilidade do que tem que ser feito.

Na matéria veiculada pelo jornal folha de São Paulo, no dia 02/02/2109 no seu caderno cotidiano, reproduz uma matéria do jornal The Wall Street Journal, mostrando que a consultoria Tüv Süd Brasil, realizou trabalhos na área como fiscalizadores e consultores ao mesmo tempo; assim entende algumas autoridades no assunto que houve conflito de interesses.

Longe de mim, afirmar que essa conceituada consultoria se viu em uma situação constrangedora de pressão econômica e cedeu a algum episódio semelhante ao que acima relatei. Como já disse acho pouco provável que a maior parte de nós não tenha passado por algo desse gênero algum dia.

Particularmente quando assisti a prisão desses consultores, que são ícones em sua atividade profissional, me veio em mente a paz e tranquilidade e o retorno, que apesar de tardio mas valoroso, de ter perdido algumas vezes clientes e oportunidades por ter me mantido firme nos princípios éticos que forjaram minha vida pessoal e profissional. Tenho certeza que meus colegas de profissão Abseguianos mantem os mesmos princípios e é isso que vem trazendo nossa profissão a níveis de destaque e respeitabilidade na sociedade.

O Brasil esta mudando; temos que estar atentos as práticas de nossa comunidade, impedindo que pseudos profissionais que não estão sobre as rédeas da eficiência, profissionalismo e principalmente da ética que todos nós tanto temos buscado, manchem nosso segmento.

Saúdo aqui todos os profissionais Abseguianos e a direção da Abseg que, à duras penas, tem a cada dia buscado trazer para nosso segmento exemplos de firmeza de princípios e acima de tudo formação técnica de nossos profissionais, transformando esses em verdadeiros conselheiros e não simplesmente em um álibi.

Forte abraço

* Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.



A última modificação foi feita em:junho 13th, 2019 as 14:23




Comentários



Adicionar Comentário