falecom@sigmacon.com.br+55(19) 99766-2753

logo

Saiba como denunciar violência doméstica em seu prédio.

por: falecom@sigmacon.com.br Sem categoria

Síndicos, porteiros, zeladores e condôminos podem fazer a denúncia

Os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher aumentaram devido à pandemia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Agressões do tipo também ocorrem contra crianças, idosos e pessoas com deficiência, geralmente vindos de alguém que convive com a vítima. Em condomínios, especialistas reforçam a importância da denúncia caso seja identificada uma situação assim.

Um projeto de lei que obriga os condomínios a comunicar os órgãos de segurança pública em caso de ocorrência ou indícios de episódios de violência contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos está tramitando na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Por enquanto, na capital paulista, não há essa obrigatoriedade no condomínio.

“A responsabilidade enquanto cidadão, no entanto, está acima de qualquer lei. É uma questão de cidadania”, defende Adalberto Santos, especialista em segurança de condomínios.

Especialistas orientam que, ao presenciar ou identificar um caso de violência doméstica, condóminos, síndicos, porteiros ou zeladores devem acionar as autoridades ligando para a Polícia Militar (190), a Central de atendimento á Mulher(180) ou o Disque Direitos Humanos (100). Uma vez que a polícia chegar no prédio, será necessária a autorização do síndico ou de outro morador para a entrada.

Continua no site da Folha de São Paulo UOL

Veja a matéria na íntegra em : https://folha.com/ygx4102v





Comentários



Adicionar Comentário